CONVERSAÇÕES CONSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE DA TEORIA DO TRANSCONSTITUCIONALISMO DE MARCELO NEVES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63835/1a8wh105

Palavras-chave:

Transconstitucionalismo, Marcelo Neves, Conversações Constitucionais, Diálogo entre Ordens Jurídicas, Constitucionalismo Moderno

Resumo

Este artigo analisa a teoria do transconstitucionalismo de Marcelo Neves como uma resposta teórica à crise do constitucionalismo moderno, cujo paradigma estatal-cêntrico se mostra insuficiente diante dos desafios de uma sociedade mundial globalizada e multicêntrica. Problemas como a proteção dos direitos humanos e a regulação ambiental transcendem as fronteiras nacionais, exigindo novas formas de interação jurídica. O objetivo deste trabalho é, portanto, explorar os fundamentos, os conceitos-chave e a aplicabilidade do transconstitucionalismo. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com análise das obras de Marcelo Neves e de seus principais interlocutores. O estudo aprofunda os pilares da teoria, como as "conversações constitucionais", entendidas como um método para a absorção do dissenso, e a construção de "pontes de transição" para gerenciar a fragmentação do direito de forma construtiva. Demonstra-se como o modelo supera o dilema clássico entre monismo e pluralismo ao propor uma rede heterárquica de diálogo entre múltiplas ordens jurídicas, estatais, internacionais e não estatais. A pertinência prática da teoria é ilustrada pela análise de casos emblemáticos, que revelam o aprendizado recíproco entre diferentes jurisdições. Conclui-se que o transconstitucionalismo oferece um arcabouço teórico indispensável para a teoria constitucional contemporânea, permitindo uma análise mais sofisticada das complexas interações jurídicas globais, embora se reconheça que sua efetividade prática enfrenta os limites impostos pelas assimetrias de poder no cenário mundial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Silva Ferreira Jubé, UNIALFA / Mestranda

    Advogada com atuação focada em Direito Público e Licitações. Mestranda em Direito Constitucional Econômico pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). Pós-graduada em Direito Público pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), em Auditoria Governamental pelo Instituto de Cursos e Pós-Graduação (ICPÓS) e em Docência em Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). E-mail: renatajubeadvocacia@gmail.com

  • Rouane Azevedo, UNIALFA / Mestranda

    Secretária Municipal de Assistência Social de Trindade. Mestranda em Administração pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS). E-mail: rouaneazevedo123@gmail.com

  • Paulo Afonso Tavares, UFG / Estudante

    Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Mestrando em Direito Constitucional Econômico no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). Graduado em Jornalismo pela PUC Goiás e em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). E-mail: jor.pauloafonso@gmail.com 

Referências

BARROS, Hugo Marinho Emidio de; NASCIMENTO, Felipe Costa Laurindo do. Globalização e proteção aos direitos humanos: do transconstitucionalismo ao constitucionalismo multinível no desenvolvimento de um direito constitucional internacional. Revista Jurídica Luso-Brasileira, ano 7, n. 1, p. 615-639, 2021.

COSTA, Bernardo Leandro Carvalho; ROCHA, Leonel Severo. Fragmentos de constituição e transconstitucionalismo: cenários atuais da teoria constitucional. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 34, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2018.

ELMAUER, Douglas. Transconstitucionalismo: do acoplamento estrutural à racionalidade transversal. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 108, p. 855-864, jan./dez. 2013.

HENRIQUES, Antonio; MEDEIROS, João Bosco. Metodologia científica na pesquisa jurídica. 9. ed. rev. e reform. São Paulo: Atlas, 2017.

MARÇAL, Julia Dambrós; FREITAS, Riva Sobrado de. O transconstitucionalismo como meio de fortalecimento do sistema interamericano de direitos humanos e constitucional dos estados latino-americanos. Unoesc International Legal Seminar, Chapecó, v. 2, n. 1, p. 215-230, 2013.

NEVES, Marcelo. (Não) solucionando problemas constitucionais: transconstitucionalismo além de colisões. Lua Nova, São Paulo, n. 93, p. 201-232, 2014.

NEVES, Marcelo. Do diálogo entre as cortes supremas e a Corte Interamericana de Direitos Humanos ao transconstitucionalismo na América Latina. Revista de Informação Legislativa, ano 51, n. 201, p. 193-214, jan./mar. 2014.

PEREIRA, Ricardo Diego Nunes. O transconstitucionalismo: atualidades constitucionais. Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro, n. 68, p. 231-237, abr./jun. 2018.

SILVA, Juvêncio Borges; SERRANO, Elis Betete. O transconstitucionalismo como método propulsor da concreção dos direitos coletivos na sociedade multicêntrica. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Brasília, v. 3, n. 1, p. 39-59, jan./jun. 2017.

VIEIRA, Gustavo Adolfo Menezes. Interpretação constitucional e transconstitucionalismo: perspectivas sistêmicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Público) – Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Silva Ferreira Jubé, R. ., Azevedo, R. ., & Tavares, P. A. (2025). CONVERSAÇÕES CONSTITUCIONAIS: UMA ANÁLISE DA TEORIA DO TRANSCONSTITUCIONALISMO DE MARCELO NEVES. Revista Juris Verdi, 2(3 – jul./set. (3º trim), 1-16. https://doi.org/10.63835/1a8wh105