O ANOITECER NORTE-AMERICANO: DONALD TRUMP ASSINA DECRETO VISANDO FECHAR O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63835/8gcmq005Palabras clave:
Departamento de Educação norte-americano, Democracia militante., Sistema de freios e contrapesos., Instituições PúblicasResumen
O artigo analisa criticamente as medidas do presidente Donald Trump para extinguir o Departamento de Educação dos Estados Unidos e os cortes orçamentários impostos às universidades. O objetivo é demonstrar como essas ações ameaçam a efetivação do direito à educação, comprometendo a democracia e os direitos fundamentais. A metodologia adotada é bibliográfica, com abordagem qualitativa, baseada em autores como Martha Nussbaum, Steven Levitsky, Daniel Ziblatt e Gina Pompeu, além de análise exploratória e descritiva sobre os fatos em desenvolvimento. Os resultados mostram que tais medidas não apenas fragilizam a estrutura educacional e a autonomia universitária, mas também indicam um movimento articulado de corrosão institucional e fortalecimento de tendências autoritárias. O estudo evidencia que o poder judiciário, por meio do sistema de freios e contrapesos, tem papel central ao barrar ordens executivas inconstitucionais, exercendo um ativismo judicial essencial para a preservação do Estado Democrático de Direito. Conclui-se que a sociedade e as instituições públicas precisam se manter vigilantes e mobilizadas para defender a democracia, o pluralismo e os direitos fundamentais, principalmente diante da possibilidade de um terceiro mandato presidencial, que poderia acentuar a erosão democrática.
Descargas
Referencias
ALEXANDER, Michelle, A nova segregação: racismo e encarceramento em massa. Tradução de Pedro Davoglio, São Paulo: Boitempo, 2017.
BAKER, Graemer. Trump quer 3º mandato: as táticas citadas por aliados do presidente dos EUA para 'driblar' a Constituição, BBC News Brasil, São Paulo, 31 de março de 2025. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvgpll55xr6o >.
BENDER, Michel C.; GREEN, Erica L. e BLINDER, Alan. Trump signs an order aimed at eliminating the education dept. The New York Times, 20 de março de 2025. Disponível em < https://www.nytimes.com/live/2025/03/20/us/trump-education-news#trump-education-department >.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e teoria da constituição. 7ª ed. Edições Almedina: Coimbra, 2003.
CARNEIRO, Moaci Alves. O direito educacional, a essencialidade do direito à educação e o tracejamento desta na moldura dos direitos fundamentais. Revista Duc In Altum: Caderno de Direito, vol. 4, n. 1, p. 81-102, Recife, jan-jun. 2012. Disponível em < https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/cihjur/article/view/113/105 >.
Civil Action Nº. 25-10601-MJJ (STATE OF NEW YORK, et al., Plaintiffs, v. LINDA MCMAHON, et al., Defendants) and Civil Action Nº. 25-10677-MJJ (SOMERVILLE PUBLIC SCHOOLS, et al., Plaintiffs, v. DONALD J. TRUMP, et al., Defendants). Disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://storage.courtlistener.com/recap/gov.uscourts.mad.282419/gov.uscourts.mad.282419.45.0.pdf >.
Constitucion of the United States of America. United States Senate. Disponível em < https://www.senate.gov/about/origins-foundations/senate-and-constitution/constitution.htm#amdt_22_(1951) >.
DUIGNAN, Brian, Brown v. Board of Education United States law case. Britannica, em 10 de maio de 2025. Disponível em < https://www.britannica.com/event/Brown-v-Board-of-Education-of-Topeka/Decision >.
EXAME, Governo Trump anuncia demissão de quase metade dos funcionários do Departamento de Educação. Exame, São Paulo, 11 de março de 2025. Disponível < https://exame.com/mundo/governo-trump-anuncia-demissao-de-quase-metade-dos-funcionarios-do-departamento-de-educacao/ >.
Federal Register, Rules and Regulations, Vol. 45, nº 252, em 31 de dezembro de 1980, p. 86491. Disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-1980-12-31/pdf/FR-1980-12-31.pdf >.
FERNANDES, Sofia. Entenda a ofensiva de Trump contra universidades de ponta. Deutsche Welle Brasil – DW Brasil, Bonn, Alemanha, 3 de abril de 2025. Disponível em < https://www.dw.com/pt-br/entenda-a-ofensiva-de-trump-contra-universidades-de-ponta/a-72121320?mobileApp=true >.
FOUDA, Malek, Trump assina ordem executiva para desmantelar o Departamento de Educação dos EUA, Euronews, Lyon, França. Disponível em < https://pt.euronews.com/2025/03/21/trump-assina-ordem-executiva-para-desmantelar-o-departamento-de-educacao-dos-eua >.
FUKUYAMA, Francis, Ordem e Decadência Política: da Revolução Industrial à Globalização da Democracia. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2018.
HOLMES, Stephen e SUSTEIN, Cass R. O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
HUQ, Aziz e GINSBURG, Tom. How to lose a Constitucional Democracy, University of California, Los Angeles. UCLA Law Review. Rev. 78 (2018). Disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.uclalawreview.org/wp-content/uploads/2019/09/Huq-Ginsburg-65-1.pdf >.
INTERNATIONAL MONETARY FUND. Perspectivas Econômicas Mundiais. International Monetary Fund. Disponível em < https://www.imf.org/external/datamapper/NGDPD@WEO/OEMDC/ADVEC/WEOWORLD >.
National Center for Education Statistics. Kids’zone Learning with National Center for Education Statistics (NCES), Washington. Disponível em < https://nces.ed.gov/nceskids/help/SealPage.asp >.
LEVITSKY, Steven e ZIBLATT, Daniel. Como as Democracias morrem. Tradução de Renato Aguiar, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2018.
LEVITSKY, Steven e ZIBLATT, Daniel. Como salvar a Democracia. Tradução de Berilo Vargas, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2023.
LOEWENSTEIN, Karl, Militant Democracy and Fundamental Rights, I. The American Political Science Review, Vol. 31, Nº. 3 (Jun., 1937), pp. 417-432. Disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://warwick.ac.uk/fac/arts/history/students/modules/hi290/seminars/revolution/lowenstein_militant_democracy_i.pdf >.
Nacional Archives. Brown v. Board of Education (1954). Disponível em < https://www.archives.gov/milestone-documents/brown-v-board-of-education >.
NUSSBAUM, Martha, Sem fins lucrativos. Porque a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
PICCARD, Ann M. The United States' Failure to Ratify the International Covenant on Economic, Social and Cultural Rights: Must the Poor Be Always with Us., 13 The Scholar (2010). Disponível em: < https://commons.stmarytx.edu/thescholar/vol13/iss2/3 >.
POMPEU, Gina Vidal Marcílio e SIQUEIRA, Natércia Sampaio. Democracia Contemporânea e os critérios de Justiça para o Desenvolvimento Socioeconômico. Direito Constitucional nas Relações Econômicas. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2017.
POMPEU, Gina Vidal Marcílio. Direito à educação; controle social e exigibilidade judicial. Rio de Janeiro; São Paulo; Fortaleza: Editora ABC, 2005.
POMPEU, Inês Mota Randal e POMPEU, Gina Vidal Marcílio. Educação, diminuição de Desigualdades e acréscimo de oportunidades na visão de Martha Nussbaum. Revista Duc In Altum Cadernos de Direito, vol. 9, nº18, mai.-ago. 2017.
Seal of the United States Departament of Education. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Seal_of_the_United_States_Department_of_Education.svg >.
SEN, Amartya e KLIKSBERG, Bernardo. As Pessoas em primeiro lugar. A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Tradução de Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva, São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TEIXEIRA, José Horácio Meirelles. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Forense Universitária, 1991.
TURNER, Cory e COHEN, Nicole. Judge blocks Trump administration from closing the Education Department, NPR, Washington, em 22 de maio de 2025. Disponível em < https://www.npr.org/2025/05/22/nx-s1-5407521/trump-education-department-layoffs-injunction >.
United Nations Treaty Collection, Chapter IV, Human Rights. 3. International Covenant on Economic, Social and Cultural Rights, em 25 de maio de 2025. Disponível em < https://treaties.un.org/Pages/ViewDetails.aspx?src=IND&mtdsg_no=IV-3&chapter=4&clang=_en#top >.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Rodrigo Vieira Medeiros, Gina Vidal Marcílio Pompeu (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista Juris Verdi utiliza la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite el intercambio y la adaptación del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales, siempre que se dé el crédito correspondiente al(los) autor(es). Los autores conservan los derechos de publicación sin restricciones, y los artículos permanecen disponibles en acceso abierto.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores del manuscrito identificado a continuación declaran que:
-
Están de acuerdo con la presentación del artículo a la Revista Juris Verdi;
-
Declaran que el trabajo es original, que no infringe derechos de autor de terceros y que no ha sido publicado ni se encuentra en evaluación por otra revista;
-
Autorizan, en caso de aceptación, la publicación del artículo bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite el uso, intercambio, adaptación, distribución y reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se atribuya correctamente la autoría al(los) autor(es);
-
Reconocen que los derechos de autor permanecen con los autores, quienes pueden también depositar el artículo en repositorios institucionales, sitios personales o redes sociales académicas, siempre que se mantenga la referencia a la publicación original en la revista;
-
Están al tanto de que la Revista Juris Verdi adopta una política de acceso abierto, comprometida con la democratización del conocimiento científico.