A formação do jurista para o respeito em tempos de Red pill: Educação, Ética e Coletividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63835/7wfs5a57

Palavras-chave:

Cultura red pill, Masculinidade tóxica, Ensino jurídico, Educação crítica; , Métodos de ensino

Resumo

O presente artigo examina os impactos da cultura Red Pill no ambiente educacional, com especial atenção à formação jurídica e ao papel do professor diante do avanço de discursos extremistas, misóginos e antidemocráticos. A cultura Red Pill, amplificada pelas redes sociais e algoritmos de recomendação, difunde ideologias antifeministas e promove uma visão distorcida de masculinidade, desestimulando o pensamento crítico e a empatia, sobretudo entre jovens em formação. Diante desse cenário, o texto defende uma atuação docente comprometida com a formação ética, crítica e cidadã dos estudantes, ressaltando que o ato de educar deve ser compreendido como um processo integrador entre conhecimento técnico, valores morais e responsabilidade social. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de cunho teórico e exploratório, com base em revisão bibliográfica e análise crítica de fenômenos sociais contemporâneos relacionados à educação e à cultura digital. Defende-se o uso de metodologias ativas no ensino jurídico, como o método do caso e o diálogo interdisciplinar com o cinema, para fomentar a reflexão sobre os direitos humanos, a igualdade de gênero e a democracia. O professor, nesse contexto, assume um papel essencial na mediação dos conflitos de narrativa e no combate à desinformação e ao extremismo, preparando os futuros operadores do direito para atuarem de forma ética e comprometida com valores humanitários.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Vieira Medeiros, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

    Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (início em 2024). Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - Portugal (2012), possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003) . Atualmente é Auditor Federal de Finanças e Controle - Controladoria-Geral da União. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

  • Marina de Souza Fujita, Universidade de Fortaleza - Unifor

    Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

  • Dra. Clarissa Sampaio Silva, Universidade de Fortaleza - Unifor

    Pós Doutora em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, Professora do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de conflitos da Unifor, Advogada da União.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Vieira Medeiros, R., Fujita, M., & Sampaio Silva, C. (2025). A formação do jurista para o respeito em tempos de Red pill: Educação, Ética e Coletividade. Revista Juris Verdi, 2(4 - out./dez. (4º trim), 1-28. https://doi.org/10.63835/7wfs5a57