SALA DE AULA INVERTIDA NO CURSO DE DIREITO:OBSTÁCULOS, POSSIBILIDADES E CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63835/g1rcmj76Palabras clave:
Direito, sala de aula, invertidaResumen
A metodologia da sala de aula invertida tem se consolidado como uma estratégia pedagógica inovadora e promissora no ensino superior, especialmente em cursos tradicionalmente marcados por práticas expositivas e centradas na figura do professor, como o Direito. Este artigo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados por docentes e discentes na implementação dessa abordagem no ensino jurídico, considerando aspectos pedagógicos, estruturais e culturais que impactam sua efetividade. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica de autores que tratam da temática da educação jurídica e das metodologias ativas, buscando compreender os fundamentos teóricos da sala de aula invertida, bem como os obstáculos concretos para sua adoção, como a resistência à mudança, a falta de formação pedagógica, a sobrecarga docente e as limitações institucionais. A partir disso, propõem-se caminhos viáveis para sua implementação, tais como políticas de capacitação, reestruturação curricular e incentivo institucional. Conclui-se que, apesar dos desafios, a sala de aula invertida apresenta vantagens significativas para a formação jurídica, promovendo maior protagonismo estudantil, desenvolvimento do pensamento crítico e aproximação entre teoria e prática.
Descargas
Referencias
ARAUJO, Karyne Machado de. Sala de aula invertida para o letramento digital de alunos de graduação em Direito. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
BIERMANN, Laís Sales; ANDRADE, Denise Almeida de. Desafios do ensino jurídico no Brasil no século XXI: metodologia tradicional versus metodologia participativa. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 35–52, 2021. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2021.v7i1.7824. Acesso em: 9 set. 2025.
CACCIATORE, Sandra Pereira; LACERDA, Marina Teixeira. Inovação pedagógica no ensino jurídico: desafios e perspectivas da sala de aula invertida. Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, n. 75, p. 123–146, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2019v75p123.
DEL’ARCO, D.; MAZZAFERA, B. L.; SILVA, S. F. K. da. Ensino híbrido e a sala de aula invertida em um curso da área jurídica. EaD em Foco, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e2341, 2025. DOI: 10.18264/eadf.v15i1.2341.
FRAJUCA, M. G. da S.; LOPES, J. S. F. Sala de aula invertida: possibilidades, pilares, desafios e críticas. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 10, p. e5796, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n10-038. Acesso em: 9 set. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, Alessandra Maria de. A sala de aula invertida como estratégia de aprendizagem ativa no ensino jurídico. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, n. 66, p. 131–146, jan./jun. 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/13344. Acesso em: 9 set. 2025.
GALERANI, Kleber Antonio et al. A metodologia de sala de aula invertida e as tecnologias digitais aplicadas ao curso de Direito. Universidade de Franca – UNIFRAN, Franca/SP, 2017.
MARQUES, Patrícia Borba. O ensino jurídico e o seu método: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Direito, Itajaí, v. 13, n. 3, p. 271–294, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v13n3p271-294.
MARQUES, Patrícia Borba. A sala de aula invertida como estratégia ativa de aprendizagem no ensino jurídico: por um ensino mais significativo. Revista Brasileira de Direito, Itajaí, v. 15, n. 1, p. 1889–1913, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2019.v15n1.3032.
MARTÍNEZ, Sérgio Rodrigo. A evolução do ensino jurídico no Brasil. Ciências Sociais em Perspectiva, Cascavel, v. 4, n. 6, p. 83–96, 2005.
REZENDE, Renato Horta; SILVA, Camilla Gonçalves Bof. A marca do positivismo no ensino jurídico tradicional e conservador: a alternativa híbrida. Revista Brasileira de Educação e Cultura, São Gotardo, n. XVI, p. 109–128, jul./dez. 2017.
RIBEIRO, Gabriel Gonçalves de Farias; CALOU, Jéssica Porto Cavalcante Lima; NETO, Mário Parente Teófilo. Sala de aula invertida: fazendo os discentes do curso de Direito pararem de apenas memorizar o caderno. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 13232–13238, mar. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n3-259.
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; CALIL, Mário Lúcio Garcez; CARVALHO E SILVA, Gabriela Chaia Pereira. A inovação na educação jurídica: o exemplo da “sala de aula invertida”. Revista Brasileira de Direito, Itajaí, v. 15, n. 1, p. 1889–1913, jan./mar. 2019.
SANTOS, F. A. A. dos; FILHO, J. H. B.; MOURA, L. S.; BARBOSA, L. de M. A sala de aula invertida como prática integradora: possibilidades e implicações. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 13256–13271, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n8-134. Acesso em: 9 set. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcilene Pereira de Jesus Almeida (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista Juris Verdi utiliza la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite el intercambio y la adaptación del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales, siempre que se dé el crédito correspondiente al(los) autor(es). Los autores conservan los derechos de publicación sin restricciones, y los artículos permanecen disponibles en acceso abierto.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores del manuscrito identificado a continuación declaran que:
-
Están de acuerdo con la presentación del artículo a la Revista Juris Verdi;
-
Declaran que el trabajo es original, que no infringe derechos de autor de terceros y que no ha sido publicado ni se encuentra en evaluación por otra revista;
-
Autorizan, en caso de aceptación, la publicación del artículo bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite el uso, intercambio, adaptación, distribución y reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se atribuya correctamente la autoría al(los) autor(es);
-
Reconocen que los derechos de autor permanecen con los autores, quienes pueden también depositar el artículo en repositorios institucionales, sitios personales o redes sociales académicas, siempre que se mantenga la referencia a la publicación original en la revista;
-
Están al tanto de que la Revista Juris Verdi adopta una política de acceso abierto, comprometida con la democratización del conocimiento científico.






