SALA DE AULA INVERTIDA NO CURSO DE DIREITO:OBSTÁCULOS, POSSIBILIDADES E CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63835/g1rcmj76Palavras-chave:
Direito, sala de aula, invertidaResumo
A metodologia da sala de aula invertida tem se consolidado como uma estratégia pedagógica inovadora e promissora no ensino superior, especialmente em cursos tradicionalmente marcados por práticas expositivas e centradas na figura do professor, como o Direito. Este artigo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados por docentes e discentes na implementação dessa abordagem no ensino jurídico, considerando aspectos pedagógicos, estruturais e culturais que impactam sua efetividade. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica de autores que tratam da temática da educação jurídica e das metodologias ativas, buscando compreender os fundamentos teóricos da sala de aula invertida, bem como os obstáculos concretos para sua adoção, como a resistência à mudança, a falta de formação pedagógica, a sobrecarga docente e as limitações institucionais. A partir disso, propõem-se caminhos viáveis para sua implementação, tais como políticas de capacitação, reestruturação curricular e incentivo institucional. Conclui-se que, apesar dos desafios, a sala de aula invertida apresenta vantagens significativas para a formação jurídica, promovendo maior protagonismo estudantil, desenvolvimento do pensamento crítico e aproximação entre teoria e prática.
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